Convento do Consumo

Estava atoa na internet quando encontrei isto;

Zara de la Plaza del Liceo

Zara de la Plaza del Liceo

Parecem lojas comuns, apesar da grandeza dos espaços, mas sem nada de excepcional. Pois dê uma aproximada na primeira foto e repare nos brasões das paredes mais embetumecidas. Então verá que não se trata totalmente de uma construção moderna; mas sim de uma restauração.

Esta é a Zara da Praça do Liceo, em Salamanca, Espanha. Demorou mais de oito anos para ser construída a partir das ruínas de um convento. A estrutura original se chamava Convento de São Antonio o Real, tinha de 22 metros de altura e foi construída no séc XVIII. A obra começou em 1736 com problemas sérios; para poder fazer um convento os construtores precisavam de uma autorização da prefeitura, e como não a tinham, o frei Esteban Lopes encobriu a real finalidade da construção, dizendo a uns que era um hospital, a outros, que era um hospício e para outros ainda, que era uma residência.

Três séculos mais tarde, quando só restavam ruínas, houve outro problema com a licença (promovida pela Inditex, multinacional dona da Zara) que poderia converter o convento em um centro comercial. Depois de vários empasses, a construção foi finalizada, utilizando-se tudo o que restava do antigo convento; a nave e a cúpula.

por Thais Arrias Weiller

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: