Coluna: moda e comportamento v.1.

Quando a Thais me pediu para escrever uma coluna mensal para o site, aceitei na hora. Mas na hora de sentar para escrever não sabia por onde começar. Então, como em todo bom texto, vamos começar pelo “começo”, ou seja, vamos dar algumas definições. Que servem tanto para pingar alguns is, quanto para delimitar um possivel referial para futuros textos.

Então vamos lá, para começar: O que raios seria moda ?

Segundo a minha nova melhor amiga, Wikipédia, moda é: abordada como um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade – usos, hábitos e costumes – em um determinado momento. Ok, sociocultural, valores, sociedade, guardem essas palavrinhas. Podemos definir modismo como algo passageiro, da mesma forma que surge rapidamente, desaparece.

O que diferencia a moda do modismo é a permanencia da primeira, a moda é eterna, é arte.

Ué, então porque as coisas “saem de moda” ? Se a moda é um reflexo da sociedade, que não é estática, com as mudanças sociais, a moda muda. Hoje não vemos menininhas com espartilhos por todo lado, vemos menininhas com espartilho sim, mas isso faz parte de seu próprio estilo. O triste é que muito provavelmente essas menininhas não sabem porque as mulheres de muito tempo atrás usavam espartilhos, mas isso é um papo para outro momento.

Aonde eu quero chegar com esse texto que provavelmente não tem muito nexo ? -Me dá um desconto, tô escrevendo isso uma da madrugada.- Moda pode ser definida como transformação social. Chocados ? Ótimo.

Estão lembrados das palavrinhas do começo ? Sociocultural, valores, sociedade. Quem disse que quando falamos de moda não podemos fazer um diálogo com uma teoria critica ? Quem quiser dar cascudo em quem falou isso eu deixo 🙂

Próxima coluna: Ainda não pensei ainda, mas nos próximos posts prometo que dou uma prévia. E para Dezembro um presente do Papai Noel: um bate papo com a sociologa Ana Maria Peçanha Barreira, vulgo minha progenitora.

nota: como esta é a primeira coluna decidi deixar ela bem curta, só coloquei algumas definições. Preparem os óculos quando eu começar a falar de psicanálise …

por Annamaria Castilho

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: