Vestido em Belle Époque

É impossível não reparar como os vestidos estão com tudo! Não houve quem não apostasse na tendência e para este verão, deu em quase todos os desfiles, toda sorte de vestidos. Por isto, a partir de hoje, irei postar diariamente algumas sugestões de compra destes itens embasados na história da moda. Interessante? Pode apostar! Hoje vou falar um pouco sobre o período de 1900-1914, conhecido como Belle Époque na França.

Metros e metros de tecido eram utilizados na confecção de um único vestido nesta época

Espatilhos forçavam a famosa silhueta em S

Esta foi uma boa época para o mundo, como o próprio nome sugere, quando houve poucas guerras e os confortos que a revolução industrial possibilitara se tornaram mais visíveis em todos os níveis sociais. No vestuário, esta opulência foi mostrada em forma de rendas e babados em abundância. A mulher em voga tinha um perfil de matrona, com seios fartos, cintura fina e quadril avantajado, e os espartilhos projetavam o corpo em formato de S.

Lembrando que aqui os valores burgueses ainda estavam com tudo e a mulher era o bibelot através do qual o marido mostrava sua posição social; quanto mais bem adornada estivesse, mais rica era a família. Por isto, jóias, penas, pedras, babados, rendas, pregas, franzidos, pérolas, voltas e voltas de colares… ufa! Uma infinidade de ostentações!

Com um padrão tão bem definido, é normal que houvesse transgressores. Foi o caso de Paul Poiret, mas isto vai ficar para o final de semana!

por Thais Arrias Weiller

Anúncios

3 Respostas so far »

  1. 1

    eu gostei do vestido muito bonito

  2. 2

    sephora said,

    olá!

    adorei essa pagina..

    bem qria sabe se vc tem alguma coisa sobre as duas epocas antes, o romantismo e imperio…
    estou tantando faze um trabalho relacionando a moda da europa com a do brasil, na chegada da familia real..porem nao to achando quase nada…se pudesse me ajudar…

    obrigada…

  3. 3

    claudia said,

    oi adorei os vestidos, mais será que vc poderia me passar de quem são elis e de que coleção elis são ??? e mais uma coisa são todos releituras do periodo belle époque neh ?

    brigada beijos


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: