Ao mestre com (muito) carinho.

 

Quinta-feira de feriado nacional. Apesar disso acordei cedo, peguei um saco de batata-palha, uma colher e coloquei Cocteau Twins pra tocar enquanto escrevo poucas linhas sobre o filme de hoje.

Logo em meu primeiro post aqui (o qual versei sobre o “Tropa de Elite” e o “Aprendendo a Mentir”) disse que tinha um filme do mestre Bergan para assistir. O fiz nesta terça-feira de manhã, em que matei aula, pois tinha aula na auto-escola, e o refiz ontem na companhia de meu pai.

O filme é uma continuação de uma série televisiva dirigida pelo mestre, mas nesse filme ele chega a um ápice, em minha humilde opinião, as falas mostram o quão Ingmar Bergman é mestre quando o assunto é morte. Uma série de reflexões que inclusive te fazem pensar se estás mesmo vivo, quer dizer, pelo menos a mim fizeram. A história é assim: ex-mulher vai visitar o seu antigo esposo e lá o encontra idoso e rancoroso da mesma maneira, também se depara com Henrik, o filho e Karin, a neta. Todos os três personagens se vêem mudados de alguma maneira pelo falecimento de Anna, a mulher de Henrik, que havia falecido de câncer dois anos antes.

As imagens me reservo a não comentar, visto que já chamei Bergman de “mestre” duas vezes já neste post, então é uma conclusão evidente minha opinião quanto a isso. Os atores são sensacionais, as falas são profundas e, muitas vezes, cortantes, trilha sonora feita exclusivamente de música clássica.

Assistindo a isso vejo que Ingmar Bergman não faz cinema, faz uma coisa muito maior que isso que eu não consigo transcrever em palavras e que vai deixar muita saudade, pois acho quase impossível (além de improvável) que alguém tenha uma capacidade semelhante a sua para falar de morte e religião. E, sim: sou fã.

 

por Sid.

1 Response so far »

  1. 1

    rezifa said,

    esse é o saraband?


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

