No cinema nada se cria, tudo se copia.

 

Não assisti a nada nesta semana que me faça querer dedicar um post único em sua “homenagem”. Sinceramente, não assisti a nada esta semana. Minha semana de provas e trabalhos da faculdade não me deixa ter acesso a tais regalias. Assisti alguns excertos na televisão a cabo e alguns curtas-metragens, enquanto rabiscava os mais diversos xérox que vão de Baudrillard a Gombrich.

Um dos trechos a qual assisti, é de um filme o qual eu já havia visto, e até mesmo aprovado, mas enfim, o que quero falar é sobre os clichês e as cenas que viram de domínio público. Refiro-me a “Rios vermelhos”, produção que conta com Jean Reno no elenco, um ator que não é de se aplaudir de pé e tampouco atirar tomates, além deste ele também trabalhos em “Rios vermelhos 2” (der!), “Wasabi” e “A pantera cor-de-rosa” que contou também com a excelente atuação de Beyoncé Knowles (oi, meu nome é ironia). Voltando ao ponto de “análise”: a cena primeira de Rios Vermelhos é o um carro dirigindo em uma tortuosa estrada de montanha, isso te lembra algo? Isso me lembrou algo: a famosa (e igualmente perfeita) cena inicial de “O iluminado” do mestre Kubrick baseado no livro de Stephen King. É incrível como isso acontece no cinema! “Como eu começo? Já sei! Que tal o carro numa montanha à lá Kubrick?” ou então “Que tal uma cena de banheiro à lá Hitchcock (ou diversos outros mestres vidrados, sabe-se lá o por quê, por banheiros)”. Ou cena de passeio em Manhattan como o Woody Allen ou algum “traveco” drogado no melhor estilo Almodóvar (apedrejem-me, mas não! Eu não gosto dele!).

Fora isso, enquanto eu escrevia este artigo de até agora 284 palavras me veio uma recorrente dúvida que já me persegue a um tempo: por que esta desmedida banalização “kubrickana” com alternativinhos de quinze anos dizendo no orkut que amam “Laranja Mecânica”. Certas horas concordo com Adorno que a Indústria Cultural é um mal muitas vezes irremediável… mas apenas em certas horas.

  por Sid.

Deixe uma Resposta

