Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios

pioresnoticias.gif

 

Li em algumas horas um dos livros que ganhei neste Natal, e o motivo é mais do que óbvio (pra mim): o livro é Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, do extraordinário escritor e roteirista Marçal Aquino. Olha, eu realmente não aprendo, já li três livros do Aquino, assisti só um dos filmes no qual ele foi roteirista, mas eu nunca estou o suficientemente preparada pra porrada que ele vai me dar. Ele sempre acerta no nariz.  Dessa vez, eu achei que ele não ia conseguir fugir do clichê, afinal de contas, a história caminhava pra um final, que no meu ver, parecia inevitável. Me enganei feio. De novo, o final foi surpreendente, e eu não achei nenhum defeito que possa ser apontado.

Augusto dos Anjos é citado na história, assim como Beethoven, e pra mim isso é importante, demonstrar os gostos das personagens deixa-as mais perto da humanidade. Não só de poetas góticos e compositores brilhantes se compõem os gostos das personagens de Aquino: São regadas com uma boa dose de Cannabis e loucura. Lavínia, a mulher totalmente irresistível (não fisicamente apenas, mas principalmente por sua personalidade instável) é a mais perfeita composição das mulheres de Aquino. Ela com certeza é a que mais me marcou até agora, dos três livros que li. Cauby, pelo contrário, achei um homem mais ameno e apaixonado do que os outros protagonistas, principalmente do livro Cabeça a prêmio, no qual Brito não nos deixa achar alguém mais decidido do que ele.  Em Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, muitos assuntos polêmicos são abordados, como se pode esperar de qualquer obra de Marçal Aquino; desde o poder que uma mineradora exerce sobre os moradores da cidade, até a prostituição e o consumo de drogas, todos esses temas abordados de forma crua, deixando que o leitor tome a sua decisão sobre o que pensar daquele assunto.

De novo Marçal Aquino me surpreendeu, e eu não duvido que vá me surpreender ainda mais. :  )

 

PS: O nome do livro, apesar de parecer brega, tem um bom motivo.

PS²: Feliz Ano Novo!

 

por Thalita Coelho

 

 

Deixe uma Resposta

