O Conde costureiro

Givenchy no ano em que abriu sua maison.Apesar de ser fruto da aristocracia francesa, o Conde Hubert James Taffin de Givenchy não repugnava o trabalho; pelo contrário, construiu sua reputação por meio dele. Nasceu em 1927 na província de Beauvais, na França, e teve de, logo cedo, lidar com a morte do pai. Foi, por isto, criado pelo avô, que era artista e perito em tapeçaria. Aos 17 anos, Givenchy sai de sua cidade com uma pasta cheia de desenhos e vai a Paris tentar a sorte. Lá, ele consegue um emprego com Jacques Fath* e, ao mesmo tempo, passa a estudar na École des Beaux-Arts em meio período.

Depois de Fath, Givenchy também trabalhou com Robert Piguet, Lucien Lelong e Elsa Schiaparelli. Em 1952, ele já se considerava apto para ter sua própria maison e assim o fez, abrindo-a no número 8 da rue Alfred de Vigny, perto do Parc Monceau. Entretanto, apesar de capaz profissionalmente, o Conde não usufruía de dinheiro suficiente para lançar sua coleção com os tecidos e adornos sofisticados que a alta costura pede. De maneira ousada (levando em consideração a sociedade da época que valorizava o luxo acima de tudo) e confiando absolutamente em seus modelos, Givenchy lançou sua coleção em sua nova sede com todos os modelos confeccionados apenas em algodão de camisaria.A Blusa Bettina

A jogada deu certo e o desfile foi um sucesso. A partir de então, uma das marcas registradas da maison passaram a ser o tecido de camisaria e a Blusa Bettina, lançada nesta primeira coleção e que ganhou este apelido por que Bettina Graziani, uma top model de Paris da época, usa-la na publicidade de Givenchy.

Conforme sua carreira foi se desenvolvendo, Givenchy se relacionou mais e mais com o cinema, de forma que se tornou um dos estilistas cujas criações foram mais filmadas em película. Ele vestiu Grace Kelly, Gloria Guinness, Dolores Guinness, Babe Paley, Wallis Simpson dentre outras, mas indubitavelmente, a mais reconhecida e associada a ele foi Audrey Hepburn. Eles se conheceram quando Audrey ainda era adolescente e, deste momento até a morte de Audrey, Givenchy a vestiu de maneira graciosa e elegante.

Traje do filme Cinderela em Paris

O primeiro filme em que trabalharam juntou foi Sabrina, de 1954, mas os mais reconhecidos, tanto pelo sucesso de bilheteria quanto pelo figurino impecável, são Funny Face (Cinderela em Paris) e Breakfast at Tiffany’s (Bonequinha de Luxo). Hubert e Audrey davam-se muito bem e Audrey era a melhor garota propaganda que ele poderia querer. Em janeiro de 1957, a Maison Givenchy lançou o perfume L’Interdit, mas Audrey pode usa-lo desde janeiro de 1956! Desta maneira, Audrey representava tudo o que uma mulher queria ao comprar um Givenchy, ser elegante, mas sem rispidez; feminina e sensual, mas com recato. Em 1981, a maison foi vendida para o grupo Grupo Louis Vuitton Moët Hennessy (que, dentre outras marcas, possui a Louis Vuitton, a Dior, a Fendi, a Loewe, a Kenzo), mas Givenchy continuou no comando do estilo até 1995, quando se afastou da marca e do público.

por Thais Arrias Weiller

*Facques Fath: nome de pouca expressão hoje devido ao prematuro fechamento de sua maison, na década de 1950, por motivos de doença. Para se entender a relevância de Fath, ele era considerado, no período de 1946~1957 um dos três maiores nomes da alta costura. Falaremos mais dele em um próximo tópico

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1 Response so far »

  1. 1

    Vista-se said,

    […] embora pareça um pouco já antigo, ganhou novos ares com a caída para os cotovelos, em estilo bettina, do Givenchy, o que é uma novidade e, possivelmente, ainda vamos falar muito disto […]


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