A Bússola de Ouro: Livro x Filme

      northern_lights.jpg   bussoladeouro.jpg

 O livro

 A Bússola de Ouro é o primeiro volume da trilogia Fronteiras do Universo, de Philip Pullman. Eu li, e sinceramente é literatura pra adolescentes (de preferência os que não costumam ler muito). O título original da obra é Northern Lights, o que faz muito mais sentido depois que se lê o livro, sem falar que A Bússola de Ouro foi no mínimo um jogo de marketing, porque nem ao menos o que eles denominam bússola, se chama assim: o nome é aletiômetro.

A chatinha Lyra Belacqua, uma menina moleca que vive numa das maiores Univerdades de Oxford, a Jordan, é a protagonista do livro. No mundo em que Lyra vive, que é praticamente igual ao nosso, existem os dimons (no original “daemons”), uma espécie de representação da alma da pessoa, em forma animal. Ou seja: cada pessoa tem um dimon, que é quase sempre do sexo oposto, que sente o que a pessoa sente e vice-versa. Na infância, os dimons podem trocar sua forma, e só tomam uma forma fixa na idade adulta.

O livro faz críticas muito claras sobre a igreja Católica, e Pullman tem uma habilidade extraordinária pra descrever alimentos e seus odores. O mais divertido desse primero volume, são os pansebjornes, os ursos de armadura, principalmente o renegado Iorek Byrnison, que é frio e adora uma cachacinha. Confesso que essa história de dimon no começo me pareceu tão digimon (o nome do dimon de Lyra é Pantalaimon!), mas depois fui me acostumando, tanto que minha personagem favorita é de longe Pan, o dimon de Lyra, que não é chato e folgado como ela. Lyra é espertinha demais pro meu gosto, uma criança que sabe que farinha de trigo explode é muito nerd do meu ponto de vista e Lyra não é uma criança estudiosa, bem pelo contrário. Achei o livro chatinho, acho que Pullman esqueceu que a personagem era uma criança, esperta sim, mas uma criança. Acho que ele deveria escrever cardápio de restaurante, ia ser bem mais interessante.

 coulterlyra.jpg

Kidman e Blue-Richards em cena: difícil saber quem é pior

O filme

Se o livro é chatinho, o filme não vale nem pelos ótimos efeitos especiais. Indo direto ao ponto: eles distorceram toda a idéia do livro, trocaram fatos de ordem, fizeram um final diferente e bem mais feliz e tiraram toda a “realidade” que o filme poderia ter, como por exemplo o sangue (mas isso eu entendo, deve ser pela censura). A única parte que me animou muito foi uma luta entre dois ursos de armadura, porque afinal de contas era puro efeito especial. Conseguiram fazer o filme parecer bonitinho, deixaram até Lorde Asriel, o suposto tio de Lyra, parecer bonzinho, o que definitivamente ele não é.

E Dakota Blue-Richards? Me desculpem, mas ela conseguiu deixar a chatinha Lyra, insuportável, tanto que eu até me lembrei de Veruca Salt, a rica mimadinha d’A Fantástica Fábrica de Chocolate de Tim Burton. Outra coisa que me revolta nas adaptações de filmes, é quando não são fiéis quanto a aparência de uma personagem, como com Marisa Coulter, a vilã de cabelos negros, linda, amável, simpática e cruel. No filme foi interpretada por Nicole Kidman, atriz de quem gosto muito, mas pelo amor de Deus, que raios de Senhora Coulter é essa? Cadê o cabelo negro? Cadê a amabilidade? Eu só consegui enxergar falsidade na interpretação de Kidman. Mas se você quiser assistir porque gosta de efeitos especiais, vá em frente. Como adaptação de um livro, o filme não presta, mas se você não vai ler mesmo, talvez até goste. Boa sorte, esse filme com certeza eu não colocaria na minha coleção, não compro nem por R$ 1,99.

por Thalita Coelho

Deixe uma Resposta

