The Spirit: Frank Miller se explica

Como eu já havia falado aqui Frank Miller é o diretor do filme baseado na HQ de Will Eisner, The Spirit. Quando postei a matéria sobre a adaptação da HQ, comentei que Miller andava revoltando os fãs de Eisner, já que estava dando demais seu estilo para o filme. Pois então, no blog oficial de The Spirit, o diretor resolveu se esclarecer, e postou uma “carta” aos fãs, que andavam se perguntando se ele estaria mesmo fazendo The Spirit, ou apenas mais um Sin City:

“The Spirit é, com todo o esforço que tenho colocado no filme, algo longe de um monumento velho, enferrujado e empoeirado ao trabalho do meu amado mentor. É mais uma extensão do que, pelo que sei, era a intenção central de Eisner: criar algo novo, radical e inovador. Foi o que ele fez. É o que eu estou fazendo.

Só lembra Sin City pelo fato de ser eu o diretor – e, bem, eu tenho meus estilos e minhas inclinações. Por sorte, eu fui capaz de identificar três inclinações que divido com o mestre. Ambos amamos boas histórias. Ambos amamos Nova York. E ambos amamos belas mulheres.

Sobre a roupa azul [como Spirit originalmente se veste nos quadrinhos]. Antes da impressão digital, quadrinhos tinham o problema das cores de certas tintas no papel, e tudo que era preto acabava impresso em azul por necessidade. Em testes – e fizemos vários – o azul fazia o Spirit ficar parecendo na tela um convidado azarado numa festa de Dia das Bruxas. Optar pelo preto traz de volta seu mistério essencial, sua sensualidade tipo Zorro. E isso faz o vermelho da gravata ficar mais legal.

E The Spirit é uma espécie de Sin City Redux? Não. Sin City, meus amigos, é meu bebê, e tem aquela cara por suas próprias razões. Spirit é e sempre será o Spirit de Eisner. Qualquer pessoa que visse o set poderia atestar: eu frequentemente desenhava um storyboard para determinada cena primeiro da maneira como eu imaginava, depois desenhava da maneira como Will imaginaria. Em todos os casos acabei escolhendo a versão de Will.

A despeito da primeira impressão deixada pelo teaser trailer fodão, The Spirit é um filme a plenas cores. E Sin City – do qual eu espero construir uma trilogia, chova ou faça sol – é basicamente preto-e-branco.”

Pois é, sinceramente, até que convence, mas não justifica a cara “Sin Cityana” que The Spirit está tomando.

Trechos principais do post de Frank Miller retirados daqui.

por Thalita Coelho.

Deixe uma Resposta

