Exposição de Moda Japonesa na UEM

Segunda-feira é o último dia da exposição “Moda Japonesa com olhar de Modernidade”, no Museu da Bacia do Paraná, na UEM. As 13 peças expostas foram confeccionadas pelos alunos do curso de Design de Moda da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus em Apucarana.
Laura Chaves, técnica do museu da Bacia do Paraná, foi quem teve a iniciativa de trazer a exposição para Maringá. A idéia surgiu quando ela assistiu o desfile dos alunos em Apucarana em uma comemoração ao centenário da imigração japonesa.
“O museu tem como objetivo trazer assuntos que possam complementar a educação formal da rede de ensino, nesse sentido eu acho que a exposição traz uma discussão: qual o papel da moda dentro da nossa vida”, explicou Laura. “A moda representa uma forma da sociedade de se comunicar. A forma como você se veste, você vai se mostrando e vai colocando para sociedade o que um grupo de determinado de pessoas pensam ou agem”, completou.
Os alunos buscaram inspiração em símbolos da cultura japonesa. O vestido de noiva ganhou seda em sua composição, os samurais, as gueixas, os animes e as “garotas princesas do Japão” com laços e babados também apareceram. Mas o objeto que mais teve releituras foi o quimono.
Os interessados podem visitar a exposição na segunda-feira das 8 às 11 e das 14 às 17 horas, no Museu da Bacia do Paraná.

Exposição Quimono Quimono para moças solteiras Quimono estilizado com obi (cinto) Inspiração - samurai e animes Garotas princesas Vestido de Noiva Samurai Jardim Zen

 

por Mayah Gasparoto

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: