O brilhante Valentin

valentin

O que pensaria se eu indicasse para você assistir um filme que conta a história de um garoto de oito anos? Provavelmente que é um filme infantil, certo? Errado! Valentin é um filme argentino, lançado em 2004, mas se passa em meados da década de 60 e realmente conta a história de um garoto.
O que faz de Valentin um filme de gênero não infantil é a vida do próprio menino. Suas confissões, seus sonhos e sua opinião extremamente sincera transforma a trama em algo muito envolvente.
O diretor e roteirista do filme Alejandro Agresti foi muito feliz na criação desse personagemvalentin, um menino de oito anos que mora com sua avó e que possui dois sonhos. O primeiro é ser astronauta, o que é normal para o contexto de “corrida espacial” entre EUA e URSS. E em segundo lugar, ele sonha que seu pai se case, para ele enfim ter uma mãe. Na verdade Valentin só quer ser amado, e como sua “velha avó” (como ele mesmo diz) não tinha muito tempo de vida, a sua corrida foi para encontrar uma mãe.

E o que encanta no ator que representa Valentin, Rodrigo Noya, é a sua capacidade de narrativa (já que o filme é narrado pelo protagonista), e como ele entrou muito bem no personagem, que é um menino com grande esclarecimento de mundo a partir de suas observações cotidianas, e mesmo assim, ele não perdeu a sua doçura infantil, muito menos a molecagem.
Valentin é o filho que toda mãe gostaria de ter, não porque é bonzinho ou faz o dever de casa. Explico, em certo momento do filme, ele observa um coleguinha que não conversa com a mãe, e conclui em um de seus brilhantes pensamentos “Se eu tivesse uma mãe iria aproveitá-la muito mais, iria beijá-la e conversar muito”. Não é de rachar o coração?
O filme tem cerca de 1 hora e vinte minutos, tempo esse que você vai ter uma lição de vida com um garoto de oito anos.

por Lizandra Gomes Lizandra Vistase

2 Respostas so far »

  1. 1

    Não posso deixar de comentar sobre este filme, tão lindo…
    tudo é lindo…

    ele, ela, o pianista…
    todos….

    nossa ela é muito twiggy né?!!! lindona
    o filme é de uma sensibilidade maravilhosa…
    lindão…

  2. 2

    Por sinal, parabéns pelo post 1.000.


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: