China Blue

Estamos, há algum tempo, fazendo crítica indiretas ao modo de produção de alguns países asiáticos e africanos. Não creio que sejam infundadas, tendo em vista que, por exemplo, no Bangladesh, as empresas de confecção pagam mensalmente 800 taka (algo como U$11,84 dólares estadunidenses) aos seus funcionários, lembrando que lá (assim como em quase todos os países que utilizam deste esquema) o regime de carga horária pode passar tranqüilamente das 20 horas por dia.

Mas enfim, se você é um daqueles que não se convence apenas com os números ou se esta curioso a respeito desta situação, gostaria de sugerir o documentário China Blue. O filme mostra a rotina de uma fábrica de jeans chinesa que está exportanto para o ocidente. Para quem usa torrent, há o arquivo aqui. Para quem não usa; é como o kazaa e o emule, a diferença é que o programa que baixa não faz a busca de arquivos, apenas faz o download. Então, se precisa de um programa para o download, recomendo o µTorrent.

Se após assisti-lo, você se perguntar como pode-se dar um fim aquilo, eu te respondo que também gostaria de saber como. Mas lembre-se de não direcionar seu ódio totalmente à China; muitos outros países tem realidades idênticas, como a Índia, o Siri Lanka, a Turquia, etc. O que muitos, em especial em países desenvolvidos, estão fazendo é o boicote de produtos produzidos nestes lugares, uma forma de retalhação financeira que leve estas indústrias a se adequarem ao padrão mínimo de tratamento para os funcionários.

por Thais Arrias Weiller

3 Respostas so far »

  1. 1

    krol said,

    Nossaa mas que absurdo neh…
    como eles se submetem a isso…
    bju thais

  2. 2

    marcio said,

    mto bom, onde consigo obter uma cópia desse documentario


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: