O fenômeno Ronaldo Fraga

Terminou sexta-feira a Semana de moda do Cesumar. Como a gente já comentou, profissionais renomados foram à instituição e levaram um pouco de suas experiências aos alunos.

Ronaldo Fraga em Maringá Ronaldo Fraga em Maringá

O evento que foi comemoração dos 10 anos do curso, contou com a presença do estilista mineiro Ronaldo Fraga, conhecido como o “artista da moda brasileira”. Selecionei algumas partes da entrevista que eu fiz com ele:

Mayara: Muito tem se falado sobre os conglomerados de moda. Um exemplo disso que não deu certo foi a parceria do Alexandre Herchcovitch com o grupo Identidade Moda. Qual é a sua opinião sobre esses conglomerados?
Ronaldo Fraga: No mundo inteiro você tem exemplos que deram certo e que deram errado. Eu acho que é mais uma saída de uma possibilidade de gestão do negócio. Antes de qualquer coisa o estilista tem que ter muito claro o tamanho que ele quer ter. Se ele quiser dominar o mundo, fazer um desfile em Toquio, Paris, ele vai precisar se associar com um grupo financeiro que tenha tido os maiores lucros nos últimos dez ano no Brasil. Mas fora isso, eu acho que existe outros caminhos.

Mayara: O que você acha do fato de muitos estilistas assinarem coleções para linhas paralelas às suas?
Ronaldo: Eu acho isso um barato. Acabei de fazer uma linha para a Malwee, uma marca que tem 150 mil pontos de venda no Brasil inteiro. Com isso, uma pessoa que mora no Amazonas, que assiste meus desfiles pela televisão ou pela internet, pode ter uma peça desenhada por mim. Isso é a democratização da moda junto com a democratização da informação.

Mayara: Você gosta de fazer algumas inovações. Há algum tempo você fez ilustrações para as embalagens do papel higiênico “Neve”. O que você acha dessas misturas?
Ronaldo: Eu já fiz muitas coisas. Fiz também o rótulo e a caixa dos vinhos da Miolo e tenho outros projetos vindo. Eu acho que a moda pode estar estabelecendo diálogo com outras frentes, mas para que isso o estilista tem que ter construído aquilo que não surge da noite para o dia: a identidade da marca.

por Mayara Gasparoto

Deixe uma Resposta

